Delza Rosa Bandeira Esquivel dá nome à sala da Procuradoria Especial da Mulher da Câmara de Vereadores de Santo Antônio

Publicado em: 30/11/2022 18:11 | Fonte/Agência: AI - CAMARASAS

A denominação do espaço se deu através do Decreto Legislativo nº 7/2022 de autoria dos vereadores Claudecir Rocha Lopes, Claudio Alain Guterres do Carmo e Camilo Carminatti, aprovado por unanimidade durante a 3ª Sessão Ordinária.

A solenidade foi marcada pela lembrança da trajetória profissional e pessoal da professora e política santo-antoniense, primeira candidata a vereadora no então município de Santo Antônio, nas eleições realizadas no dia 18 de novembro de 1956, classificada como terceira suplente do extinto PSD.

Estiveram presentes na cerimônia de descerramento da placa que ocorreu na tarde da segunda-feira (28), além dos familiares da homenageada e vereadores, a Meritíssima Juíza de Direito da comarca de Santo Antônio do Sudoeste Eloisa Alessi Prendin.

Delza Rosa Bandeira Esquivel

Nasceu no dia 11 de dezembro de 1927, no Distrito de São Bento, que na época pertencia a Passo Fundo (RS) até 1931, quando passou à jurisdição de Carazinho (RS).

É a primogênita do casamento de Ana Rosa da Silva e João Gabriel Bandeira (Jango Nunes). Delza viveu seus primeiros anos nas terras de seu pai, que vizinhava com as de João Gregório Estery, viúvo, criador de gado, pai de 6 filhos, que se casou com a viúva Oniva de Moura Brizola, vinda do distrito de Cruzinha, mãe de 5 filhos, dentre eles, o ex-governador Leonel de Moura Brizola, com quem Delza chegou a conviver na juventude.

Com 15 anos perdeu o pai e a casa da família foi destruída por um incêndio causado pelas faíscas produzidas por uma locomotiva do trem de ferro, acidente recorrente nas casas próximas aos trilhos de ferro (Linha Marcelino Ramos-Santa Maria, que seria chamada de linha Itararé-Uruguai).

A partir do ano de 1942 morou com seus meios-irmãos, até se mudar com a mãe e os irmãos mais novos, em 1948 para Santo Antônio do Sudoeste PR.

Na sequência dos primeiros mestres do município, encontram-se citações dos nomes de Delza Rosa Bandeira e Lucy Zotto Ferreira, que iniciaram o cumprimento à sagrada missão de Educar, Instruir e o reconhecimento perene da comunidade.