Geral

Fronteira Sudoeste foi tema de Assembleia da ACAMSOP em Santo Antonio do Sudoeste

Publicado em: 09/11/2022 10:13

Whatsapp

 

Por: Priscila Corteze - Associação das Câmaras do Sudoeste do Paraná (ACAMSOP), promoveu, no sábado (05), no Plenário da Câmara Municipal de Santo Antônio do Sudoeste, a Assembleia Ordinária sobre a Fronteira Sudoeste. Coordenada pelo presidente da entidade, o vereador de Santo Antônio do Sudoeste (PR), Claudio Alain do Carmo, o evento contou com vereadores de toda a região sudoeste do Paraná, do Presidente da Cámara de Consejales de San Antonio, Província de Misiones (Argentina), Schuster Julio Reinaldo e, representando a Câmara Municipal de Pato Branco, esteve presente, o presidente da Casa, Claudemir Zanco - Biruba (PL).

A programação do evento, que teve a participação de cerca de 70 representantes das Câmaras filiadas à entidade, teve início com a palestra “Fronteira Sudoeste e o potencial desafio das migrações forçadas pela crise na Argentina”, ministrada pelo representante do Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP), Coronel Éveron Puchetti e pelo Policial Federal da Reserva, Gildetto Meira.

Na sequência, aconteceu a palestra “Controle externo do Legislativo Municipal em tempos de governança pública”, realizada pelo advogado e assessor da ALEP, André Sberze. Para fechar a programação, foi apresentada a palestra com o tema: “O poder do vereador em fiscalizar o novo modelo das Prestações de Contas Anuais”, apresentada pelo conselheiro do Tribunal de Contas do Estado do Paraná, Fernando Augusto Mello Guimarães.

O presidente da ACAMSOP, Claudio Alain do Carmo, considera de extrema importância capacitar os vereadores, para que atuem cientes de sua função. “Muitas vezes o vereador vai até as capitais, até as secretarias, nos ministérios, mas não sabe o que pedir, para quem pedir, não sabe nem de que forma pedir, o que acaba desprestigiando seu trabalho. Por isso, quanto mais capacitação e conhecimento nós tivermos, melhor vai ser a nossa atuação e maior vai ser o exercício da cidadania e da democracia local”, enfatizou.

Claudio também destacou o trabalho que a entidade vem exercendo e a necessidade de um olhar mais apurado para a região da fronteira do estado. “Trabalhamos hoje de forma estruturada para atender as demandas necessárias, fazendo a triagem do que é de interesse coletivo, como é o caso aqui da nossa região de fronteira, pelas questões peculiares que temos aqui para desenvolvermos ainda mais a região sudoeste do Paraná, a partir desse grande potencial que é a fronteira. Nós precisamos enxergar isso como um potencial de oportunidades e não como um problema. Então, a ACAMSOP quer fazer com que os poderes legislativos tenham esse protagonismo face às demandas da nossa região”, pontuou.

O presidente do Legislativo de Pato Branco, Claudemir Zanco - Biruba (PL), parabenizou a entidade pelos trabalhos que vem executando e pela oportunidade de ter na região sudoeste essa formação para os atuais vereadores. “A ACAMSOP proporciona o treinamento para o vereador em cidades mais próximas e diminui, assim, o custo para a Câmara de Vereadores, auxiliando assim, na formação desse legislador. Outra questão importante é a descentralização, ao realizar estas reuniões nos municípios filiados, acaba fortalecendo aquela Câmara e, consecutivamente, fortalece a entidade que representa todas as Câmaras”, finalizou.